Selecione seu Idioma

Departamento de Estatística - UFMG

Anúncio sobre a adequação dos modelos para o Brasil e o mundo

Com a evolução da pandemia de Covid, diversas características do seu desenvolvimento vêm sendo observadas pelo mundo e nos estados brasileiros. Desde sua criação, o projeto CovidLP se propôs a oferecer modelos apropriados de previsão, inteiramente baseados nos dados observados, para o Brasil e para o mundo. Porém, dados os diversos desdobramentos da pandemia, as capacidades do projeto - tanto no aspecto de pessoal quanto no aspecto computacional - impõem algumas decisões que tiveram que ser tomadas para fazer com que o projeto se desenvolva de maneira adequada seguindo ao máximo possível os padrões de qualidade determinados pelo grupo.

O grupo de monitoramento do projeto observou um padrão de sazonalidade semanal e a chegada da segunda e terceira ondas da pandemia em diversos países do mundo. Essas características não haviam sido observadas anteriormente. A adequação a esses padrões gera uma demanda ao projeto muito além do alcançável pela equipe, pela profusão de possibilidades advindas das inúmeras combinações de características do modelo (número de ondas, presença de sazonalidade em cada onda, tipo de sazonalidade de cada onda, etc). Isso torna inviável a identificação e implementação a cada momento da combinação mais adequada para cada país no nível global.

Em função dessa dificuldade essencialmente operacional, decidiu-se que o enfoque principal na modelagem mais completa será dado para o Brasil e seus estados. Isso já dará aos usuários uma boa idéia sobre as possibilidades que o projeto proporciona. Nos outros países do mundo será implementado o modelo de múltiplas ondas sem inclusão de sazonalidade, o que dará uma panorâmica mais abrangente mas reconhecidamente menos específica. Felizmente, o projeto dispõe de um software (Pacote 'PandemicLP' disponível para instalação) e de seu código aberto a todos, possibilitando que os mais interessados possam fazer uso de todas as funcionalidades do projeto para além daquelas disponibilizadas no app.

Por fim, recentemente programas de vacinação foram iniciaram pelo mundo. Vemos esse fato com grande otimismo e, sabemos que em caso de sucesso, ele irá afetar drasticamente o comportamento da evolução da pandemia pelo mundo, requerendo a incorporação de novas características aos nossos modelos para eles se adequarem a esses acontecimentos futuros. Assim, seguimos atentos a todas essas mudanças.