Inscrições - Processo Seletivo

Edital Processo Seletivo 2022 (Para Informação completa, ver edital abaixo)

 

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 01 de Novembro de 2021 a 02 de janeiro de 2022

 

INSCRIÇÕES:

As inscrições serão feitas eletronicamente. A documentação deve ser enviada para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Maiores informações: e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e  site: http://www.est.ufmg.br/portal

 

VAGAS:

Serão ofertadas 35 (trinta e cinco) vagas para o Mestrado e 20 (vinte) vagas para o Doutorado, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2022. Em cumprimento à Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, que dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas da UFMG, 09 (nove) das 35 vagas do Mestrado e 04 (quatro) das 20 vagas do Doutorado serão reservadas aos candidatos autodeclarados negros.

A Autodeclaração Étnico-Racial e a opção pela reserva de vagas deverão ser feitas no ato da inscrição, conforme formulário específico, disponível no site e na Secretaria do Programa. Os candidatos deverão optar por uma das modalidades: ampla concorrência OU reserva de vagas para negros, ou seja, é vedado ao candidato a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência prevista neste Edital.

 

REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO

Para se inscrever, o candidato deverá, até o prazo final da inscrição, preencher o formulário eletrônico de inscrição diretamente na página web do PPGEST, em http:www.est.ufmg.br/inscricao-online, e submeter, de forma completa e durante o período de vigência das inscrições, os seguintes documentos digitalizados, para o endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.:

  1. a) Requerimento de inscrição (Formulário próprio, obtido no site do Programa - www.est.ufmg.br/portal/pos-graduacao).
  2. b) Cópia legível do diploma do curso de graduação (frente e verso) expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido, ou documento que comprove estar o candidato em condições de se graduar antes do término do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação, ficando tal registro condicionado à comprovação de conclusão da graduação;
  3. c) Histórico escolar do curso de graduação;
  4. d) Cópias legíveis de diploma e histórico escolar de curso de mestrado, se houver, para os candidatos ao doutorado.
  5. e) Curriculum vitae;
  6. f) 02 cartas de recomendação, no modelo disponível no site do Programa. Essas cartas podem ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. diretamente pelo recomendante;
  7. g) No caso de ser candidato brasileiro, comprovante de estar em dia com as obrigações eleitorais (mediante a certidão de quitação eleitoral: http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral. Não serão aceitos comprovantes individuais de votação) e com as obrigações militares (Documentos com data de validade expirada não poderão ser utilizados. A partir de 1º de janeiro do ano que completarem 46 anos de idade, os candidatos estarão desobrigados de apresentar o documento militar, nos termos dos artigos 170 a 210 do Decreto nº 57.654, de 20 de janeiro de 1966). Candidato estrangeiro deverá apresentar os documentos exigidos pela legislação específica;
  8. h) Cópias legíveis dos seguintes documentos: cédula de identidade, CPF e certidão de nascimento ou casamento;
  9. i) Comprovante de endereço;
  10. j) Para candidatos ao Doutorado. Uma Carta de Apresentação, com no máximo 10 (dez) páginas, relatando seus interesses científicos, suas experiências acadêmicas de pesquisa e as principais contribuições científicas de sua dissertação de mestrado, se houver, e de artigos publicados e resultados obtidos e ainda não publicados de projetos científicos.
  11. k) Candidatos autodeclarados negros, que optarem pela seleção por meio da reserva de vagas, deverão apresentar o formulário de Autodeclaração Étnico-Racial, disponível no site do programa, de acordo com o que dispõe a Resolução do CEPE/UFMG nº 02/2017.
  12. l) Comprovação de proficiência em língua inglesa, se houver, conforme descrito nos itens 5.3 (Mestrado) e 6.4 (Doutorado), ou declaração no formulário de inscrição de que realizará a prova oferecida pelo PPGEST.

OBS1: Candidatos a vagas para indígenas e pessoas com deficiência deverão apresentar também os formulários especificados no edital suplementar disponibilizado na página do Programa.

OBS2: Candidatos com deficiência e/ou necessidades específicas deverão indicar, no formulário específico, no momento da inscrição as condições especiais necessárias para sua participação neste concurso. 

OBS3: Não haverá atendimento presencial durante o período de inscrições, devido à necessidade de distanciamento social na pandemia de COVID-19.

 

RESULTADO FINAL

O resultado final será afixado, até o dia 02 fevereiro de 2022, no site http://www.est.ufmg.br/portal/pos-graduacao.

 

REGISTRO ACADÊMICO

O candidato aprovado e classificado no processo seletivo de que trata este edital deverá efetuar, exclusivamente pela internet, no período de 21 de fevereiro a 03 de março de 2022, o seu cadastro prévio, mediante o preenchimento de formulário disponível no site https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio.


Edital Regular de Seleção 1º semestre de 2022 – Mestrado e Doutorado

Edital Suplementar de Seleção 1º semestre de 2022 – Mestrado e Doutorado