História
O Departamento de Estatística da Universidade Federal de Minas Gerais (DEST-UFMG) foi criado em 1976 e em 1978 foi criado o curso de Bacharelado em Estatística. Em 2001, por uma iniciativa conjunta dos Departamentos de Estatística e de Demografia (FACE-UFMG), foi criado o curso de Graduação em Ciências Atuariais. O DEST conta atualmente com 3 cursos de Pós-Graduação, sendo dois stricto sensu e um lato sensu. Dentre os stricto sensu temos o Programa de Mestrado em Estatística, criado em 1996 e o Programa de Doutorado em Estatística, iniciado em 2005. O programa lato sensu é o Curso de Especialização em Estatística, criado em 2004 e oferecido anualmente.
O Departamento conta atualmente com 25 docentes, todos doutores. As áreas de pesquisa dos professores incluem análise de sobrevivência e confiabilidade, atuária, bioestatística, demografia, estatística espacial, inferência clássica e bayesiana, modelos de regressão, otimização em redes estocásticas, probabilidade, processos estocásticos, séries temporais e teoria de resposta ao item.
Atualmente o DEST-UFMG prossegue com os esforços para o aprimoramento dos cursos de Graduação em Estatística, Graduação em Ciências Atuariais, Especialização em Estatística, Mestrado e Doutorado em Estatística. O aprimoramento dos cursos existentes, além de ser um dos objetivos gerais da UFMG, faz parte de cuidadoso plano de metas estabelecido pelo corpo docente do Departamento.