O Dia do Estatístico
Informações Gerais
Em 29 de maio de 1936, o Instituto Nacional de Estatística (INE) deu início às suas atividades, ocasião em que determinou a data como celebração da profissão de Estatístico. No ano seguinte, o Conselho Brasileiro de Geografia incorporou-se ao INE, que passou a se chamar Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Desde o ano de 2015, o Departamento de Estatística da UFMG organiza o Encontro Comemorativo do Dia do Estatístico.
Nesta quarta edição do evento, celebraremos também os 40 Anos do Curso de Graduação em Estatística da UFMG.
40 Anos da Graduação
Em 2018, o curso de Graduação em Estatística da UFMG comemora seus 40 anos!
O Curso de Graduação em Estatística da UFMG foi criado em 1978 e reconhecido pelo MEC por meio da portaria 154 (22/04/83). Após 15 anos investindo na qualificação de seu corpo docente e buscando a melhoria contínua do ensino das disciplinas do curso, em 1994, o projeto do curso de graduação em Estatística da UFMG foi reconhecido pela comunidade estatística brasileira, durante o 11º SINAPE, Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, organizado pelo Departamento de Estatística da UFMG.
Em 1997, ocorreu a avaliação externa do curso de graduação em Estatística pela Pró-Reitoria de Graduação da UFMG (PROGRAD). O resultado desta avaliação foi muito gratificante para o Departamento de Estatística e para o Colegiado do Curso. A comissão avaliadora fez uma avaliação muito positiva, cujo parecer final foi o de que estavam “plenamente satisfeitos com as condições de trabalho, as formações docente e discente e com a infra-estrutura do curso”.
O número de vagas oferecidas anualmente no curso aumentou de 30 para 35, em 1995. Devido à implementação do projeto REUNI, em 2009, o número de vagas ofertadas passou a ser 45.
Desde 2009, o curso de Graduação em Estatística da UFMG é classificado como “Cinco Estrelas” pelo Guia do Estudante, uma publicação da Editora Abril.
Neste mesmo ano (2009), os alunos de todos os cursos de Estatística do país foram avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho Estudantil (ENADE) pela primeira e única vez até o momento. O curso de Estatística da UFMG obteve nota máxima (5) e ainda ficou em primeiro lugar dentre todos os cursos de bacharelado em Estatística das instituições de ensino federais e particulares do país.
Programação
Dia 07/06 (quinta-feira)
13:30h – 17:00h – Mini-curso “Grafos Aleatórios” – Prof. Adrian Pablo Hinojosa Luna (DEST-UFMG)
Dia 08/06 (sexta-feira), Auditório III do ICEx – UFMG
7:40h – Entrega de Material
8:00h – Abertura do Evento
8:30h – Palestra de Abertura: Prof. Wanderley Ramalho (Fundação Pedro Leopoldo e professor aposentado do DEST-UFMG)
9:30h – Intervalo para café
10:00h – Palestra: João Rodarte Nogueira (Rodarte Nogueira – Consultoria em Estatística e Atuária)
11:00h – Palestra: Daniel Jaber (Analysis Soluções em Estatística)
12:00h – Intervalo para o almoço
13:30h – Palestra: Prof. Wagner Barreto de Souza (DEST-UFMG)
15:00h – Palestra: Prof. Gregório Saravia Atuncar (DEST-UFMG)
Comissão Organizadora
- Magda Carvalho Pires (DEST)
- Edna Afonso Reis (DEST)
- Ilka Afonso Reis (DEST)
- Jussiane Gonçalves da Silva (DEST)
- Lourdes Coral C. Montenegro (DEST)
- Rosângela Helena Loschi (DEST)
- Thais Rotsen Correa (DEST)
Realização:
Contato
Av. Antonio Carlos, 6627 – ICEx, Campus Pampulha, Belo Horizonte/MG CEP: 31270-901
E-mail: ufmg.diadoestatistico@gmail.com
Palestrantes
Prof. Wanderley Ramalho
(Fundação Pedro Leopoldo e professor aposentado do DEST - UFMG)
Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Especialização em Engenharia Econômica pelo Instituto de Engenharia Econômica e Administração – INEA. Especialização em Economia Regional pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional – CEDEPLAR da UFMG. Mestrado em International Affairs (major:Economics 1st minor: Industrial and System Engineering 2nd minor: Political Science) pelo Center for International Affairs – Ohio University – USA com o titulo de Mestre em Economia revalidado pelo CEDEPLAR – UFMG. Doutor em Administração pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Administração – CEPEAD – da UFMG. Iniciou sua carreira universitária como Monitor do Departamento de Estatística na Escola de Engenharia da UFMG sob a orientação do Prof Antônio Fabiano de Paiva – criador do Curso de Estatística. Durante três anos como Monitor de Estatística participou ativamente do grupo de estudos em Estatística que se reunia semanalmente para o estudo da Estatística sob a supervisão do Prof Fabiano . Nessa época, ainda como aluno, produziu uma apostila sobre Variáveis Aleatórias Bidimensionais que foi apresentada à equipe de professores do Departamento e, posteriormente, utilizada como material didático. Logo após formar-se em Engenharia, passou a fazer parte do corpo docente do Departamento e, em 1988, foi nomeado o primeiro coordenador do Curso de Estatística recém criado. Lecionou inicialmente na Escola de Engenharia e, posteriormente, no próprio curso de Estatística e na Faculdade de Economia da UFMG. Dentre outros tópicos dedicou-se, fundamentalmente ao ensino da Inferência Estatística, Análise da regressão, Controle Estatístico de Qualidade, Estatística Econômica, Econometria e Aspectos Estatísticos da Economia. Ao longo do tempo foi, paulatinamente, voltando-se para as aplicações de métodos quantitativos à Economia. Foi, então, convidado a participar da restruturação metodológica do Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis – IPEAD/UFMG por meio de um convênio firmado entre esse Instituto e o Departamento de Estatística. Posteriormente, foi Coordenador de pesquisa e Desenvolvimento, Diretor Adjunto e Diretor do IPEAD., sendo um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento e implantação das metodologias até hoje utilizadas nesse Instituto incluindo-se, nesse sentido, aquelas utilizadas na geração dos índices de preços( IPCA e IPCR) para Belo Horizonte, e no Índice de Confiança do Consumidor. No IPEAD, prestou consultorias nas áreas de economia e finanças aplicadas para diversas instituições públicas e privadas, como Cemig, Copasa, Prefeitura de Belo Horizonte, Plantar e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Prestou ainda consultorias recentes para o Serviço Brasileiro de Proteção ao Crédito (SBPC). Atualmente, é professor aposentado da UFMG e professor do Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo.
João Rodarte Nogueira
(Rodarte Nogueira - Consultoria em Estatística e Atuária)
Diretor-Geral da Rodarte Nogueira Consultoria em Estatística e Atuária, estatístico, CONRE 6.928/6ª região. Atua no mercado desde 1984 e exerce atividades como consultor em Previdência Complementar e Saúde Suplementar desde 1995. Foi professor voluntário do curso de Ciências Atuariais da UFMG, de 2001 a 2011. Foi também professor do curso de Pós Graduação Lato Sensu em Perícia Judicial e Práticas Atuariais promovido pelo ITCP, e do MBA em Previdência Complementar do Instituto de Desenvolvimento e Estudos Aplicados à Seguridade – Ideas. Essa experiência permitiu ao João ser escolhido pela Câmara Interdepartamental do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais para receber o diploma de Ex-Aluno UFMG Destaque 2001, pela relevância de sua atuação profissional.
Daniel Jaber
(Analysis Soluções em Estatística)
Bacharel em Estatística pela UFMG, Daniel é hoje sócio e diretor comercial da Analysis Soluções em Estatística, empresa mineira com 10 anos de atuação nas áreas de pesquisa e análise de dados. Carreira multidisciplinar atuando nas áreas de análise estatística, planejamento financeiro, mercado de capitais e consultoria gerencial, exercendo cargos de analista estatístico, consultor, coordenador geral de projetos, diretor administrativo e hoje diretor comercial. Já coordenou mais de 30 projetos de nível nacional para empresas públicas e privadas tais como: Unimed, USP, SEBRAE/AM, UNICAMP, Forno de Minas, SENAC, Instituto do Coração, UFRJ, Núcleo de Avaliação em Tecnologias da Saúde, CREF/SP, UFRGS entre outras.
Prof. Wagner Barreto de Souza (DEST-UFMG)
É bacharel (UFPE, 2006), mestre (UFPE, 2008) e doutor (IME-USP, 2012) em Estatística. Atualmente, é professor Adjunto do departamento de Estatística da Universidade Federal de Minas Gerais e tem interesse em Análise de Séries Temporais, Análise de Sobrevivência e Modelos de Regressão.
Palestra: Negative binomial autoregression
Resumo: In this work we propose a count autoregression model with negative binomial marginals for analysing overdispersed count time series data. Properties of the proposed count model are established. In particular, the joint probability of any pair of this process is derived in order to develop inference based on a composite likelihood function. Monte Carlo experiments were conducted to study and compare the finite-sample properties of the proposed estimators. The simulations demonstrate that, compared to the generalized linear model approach combined with the ordinary least squares method, the proposed composite likelihood approach provides satisfactory results for estimating the parameters related to the correlation structure of the process, even under misspecification. Empirical illustrations are presented.
Joint work with Hernando Ombao (KAUST – Saudi Arabia).
Prof. Gregório Saravia Atuncar (DEST-UFMG)
Possui graduação em Matemática – Universidad Nacional de Ingeniería (1975), mestrado em Estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (1983) e doutorado em Estatística – Iowa State University (1994). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: nucleo – estimadores, processos de Markov, equações diferenciais estocasticas, expansão de Edgeworth.
Palestra: Entendendo o p-valor amostral
Ilustraremos, usando exemplos simples o cálculo do p-valor amostral. Usando a intuição mostraremos a forma de conduzir um teste usando o p-valor. Sugerida para estudantes de Graduação em Estatística, principalmente os que estão no início do curso.
Prof. Adrian Pablo Hinojosa Luna (DEST-UFMG)
Possui graduação em Matemática – Universidad Central del Ecuador (1991), mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1997) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2001). Actualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade, actuando principalmente nos seguintes temas:Probabilidade, Teoría do Risco, Estimação Não Paramétrica, Processos Estocásticos e Cadeias de Markov.