Aluno: Guilherme Lopes de Oliveira.
Orientador: Rosangela H. Loschi.
Coorientador: Renato M. Assunção.
Trabalho: Challenges in modeling count data: Bayesian models for correction of underreporting bias and estimation of mortality schedules.
Reconhecimento: Menção Honrosa, Prêmio CAPES de Tese 2021, área de MATEMÁTICA / PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
Data: 03 de Setembro de 2021.
Guilherme Lopes de Oliveira – Mais um motivo de orgulho para o PPG em Estatística
O ex-aluno do PPG da Estatística e atual professor do CEFET-MG, Guilherme Lopes de Oliveira, foi agraciado com Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Tese 2021 da área de MATEMÁTICA / PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA. Esta é a primeira vez que uma tese defendida no PPG da Estatística recebe este prêmio.
A tese de Guilherme, titulada “Challenges in modeling count data: Bayesian models for correction of underreporting bias and estimation of mortality schedules“, defendida em novembro de 2020, foi orientada pelos professores Rosangela H. Loschi e Ranato M. Assunção. Esta tese aborda dois problemas relevantes e desafiadores em Estatística: a modelagem de dados de contagem subregistrados ou subnotificados e a estimação de curvas de mortalidade para regiões sub-nacionais, com pequenas populações.
A UFMG tem 12 trabalhos premiados (5 prêmios e 7 menções honrosas) nesta edição e estamos muito feliz que um deles seja um trabalho de nosso programa. O extrato com a informação do resultado foi publicado no Diário Oficial da União de 03 de setembro de 2021, Edição 168, Seção 3, Página 112. É possível consultar a lista com os nomes dos premiados no Diário Oficial no link https://www.in.gov.br/web/dou/-/edital-342931814.
Um outro reconhecimento da relevância do trabalho desenvolvido por Guilherme é o convite para fazer parte do programa convidado do ISBA (International Society of Bayesian Analysis) World Meeting que ocorrerá em Julho de 2022, Montreal-Canada. Guilheme foi convidado por Michele Guindani, editor do Bayesian Analysis, a compor a Seção Convida “Highlights in Bayesian Analysis: Advances in Applications”, composta por trabalhos aceitos ou recentemente publicados em tal periódico.