Relatórios Técnicos
Categorias
Submissão: trabalhos com a participação de pelo menos um docente do DEST podem ser publicados como Relatório Técnico. O trabalho deverá ser submetido ao Coordenador de Publicações do Departamento, que deverá solicitar a um revisor uma resposta quanto à aceitação.
Proposta de Relatório Técnico do Departamento de Estatística - ICEx - UFMG
Título 1 – Da Definição do Relatório Técnico
Artigo 1o O Relatório Técnico é uma publicação do Departamento de Estatística (EST), sob a responsabilidade de um Corpo Editorial.
Artigo 2o O Relatório Técnico é classificado em 3 categorias:
a. Pesquisa
b. Assessoria/Consultoria
c. Ensino
Por Pesquisa, entendem-se contribuições originais vinculadas à Teoria e aos Métodos Estatísticos em geral; por Assessoria/Consultoria, resultados relevantes obtidos da aplicação de metodologia estatística em áreas afins; por Ensino, monografias elaboradas para ministrar disciplinas de Estatística, cursos de extensão e mini-cursos.
Título 2 – Dos Objetivos
Artigo 3o Prioritariamente, gerar publicações “pre-print” de trabalhos desenvolvidos por docentes do Departamento de Estatística (EST).
Artigo 4o Propiciar a docentes e alunos do EST, bem como a colaboradores externos, a oportunidade de publicação de relatórios de pesquisas, assessorias/consultorias e ensino.
Artigo 5o Assegurar originalidade de trabalhos, resguardando o(s) autor(es) de possíveis plágios.
Título 3 – Da Composição, das Competências e do Mandato do Corpo Editorial
Artigo 6o O Corpo Editorial será formado por 1 (um) membro, responsável pelas três categorias de relatórios.
Artigo 7o Ao Corpo Editorial compete, entre outras funções decorrentes da sua condição:
1. Avaliar o Relatório Técnico submetido ou enviar para avaliação para um pesquisador do EST, ou para pesquisador externo, que não tenha participado no trabalho.
2. Comunicar a decisão de aceite ou não da publicação, ao(s) autor(es) do trabalho.
3. Em caso de aceite do Relatório Técnico, enviar uma cópia da versão final para cada um dos seguintes destinatários: i) Biblioteca de Pós-graduação do ICEx, ii) Biblioteca Central e iii) Setor de Divulgação do EST, para divulgação interna; distribuir até 4 cópias (1 autor), ou até 6 cópias (2 ou mais autores), caso haja solicitação por parte do(s) mesmo(s).
4. Fica a cargo do Corpo Editorial a divulgação externa da produção de Relatórios Técnicos do EST.
5. Fica vedada a publicação de Relatórios Técnicos que não incluam ao menos um docente do EST como autor.
Artigo 8o O mandato do Corpo Editorial corresponderá a um período de dois anos, sendo permitida a recondução.
Título 4 – Das Normas para Apresentação de Originais
Artigo 9o Os originais devem ser submetidos ao Corpo Editorial, indicando em qual das categorias do Relatório Técnico (ver Artigo 2o destas Normas) o trabalho deve ser incluído.
Artigo 10o Os seguinte requisitos devem ser obedecidos na apresentação dos originais:
1. Apresentação de trabalhos vinculados às modalidades Pesquisa e Assessoria/Consultoria:
1.1 Os trabalhos serão publicados em português ou inglês, podendo, a critério do(s) autor(es), apresentar resumos em ambos os idiomas.
1.2 Deverá ser obedecida a seguinte ordem. Na primeira página, deverão constar título do trabalho, nome do(s) autor(es) com respectiva filiação (Departamento, Instituição), resumo e palavras chaves, seguidos do corpo do trabalho. A seguir, deverão constar os agradecimentos, referências bibliográficas e apêndice(s) se houver. Opcionalmente, poderão seguir título, autores e resumo no segundo idioma.
1.3 Os trabalhos devem ser apresentados em uma via, com margem esquerda de 30 mm e margem superior de 30 mm. O texto deve ser impresso em região de cerca de 160 mm de largura e cerca de 230 mm de altura. As páginas devem ser numeradas em algarismos arábicos.
1.4 Excepcionalmente, serão aceitos trabalhos com mais de 25 páginas, na modalidade Pesquisa, e 40 páginas, na modalidade Assessoria/Consultoria.
2. Apresentação de originais vinculados à modalidade Ensino:
2.1 Os originais devem ser divididos em capítulos, obedecendo à seguinte ordem: título e autor(es), dedicatórias (se houver), resumo (se houver), resumo no segundo idioma (se houver), prefácio, terminologia ou glossários (se houver), índice, capítulos, apêndices e referências bibliográficas.
2.2 As páginas devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, iniciando na primeira página do primeiro capítulo. As páginas anteriores ao início do primeiro capítulo devem ser numeradas em algarismos romanos. Cada capítulo deve ser iniciado em uma nova página.
2.3 Os originais devem ser apresentados em uma via, com as dimensões descritas no item 1.3 do Artigo 10o.
2.4 Excepcionalmente, serão aceitos trabalhos com mais de 150 páginas.
Título 5 – Disposições Gerais
Artigo 11o Os autores poderão pedir um número maior de cópias do trabalho, desde que devidamente justificadas.
Artigo 12o Compete à Câmara Departamental do EST, a qualquer momento, modificar essas Normas, caso solicitada pelo Corpo Editorial.
Artigo 13o Os casos omissos nestas Normas serão resolvidos pelo Corpo Editorial.