08 de novembro de 2024

Aula de Hoje

  • Aprendizagem Estatística

    • o que é?

    • por que vamos usar?

  • Exemplo de Análise de Crédito

    • análise descritiva

    • medidas de correlação

Aprendizagem Estatística

Aprendizagem Estatística

  • O que é Aprendizagem Estatística?

    • Ação de aprender com os dados para fazer predições baseadas em algumas características.
  • Como vamos fazer isso?
  • Vamos usar um banco de treinamento para ajustar um modelo.
  • Queremos um modelo que forneça predições precisas para a nossa variável de interesse.

Aprendizagem Estatística

  • Esse é um procedimento comum para Ciências Atuariais:

    • se um segurado vai contratar uma cobertura adicional;

    • se um segurado será representado por um advogado no processo contra terceiros;

    • se um segurado terá uma determinada doença;

    • se um cliente irá pagar um empréstimo ou não.

Aprendizagem Estatística

  • Vamos ver algumas técnicas aplicadas a um banco de dados para análise de crédito.

  • A variável resposta de interesse nesse caso é binária, se o cliente vai pagar ou não o empréstimo.

  • Podemos estender essas técnicas para prever outros tipos de variáveis.

Banco de Dados - Análise de Crédito

Banco de Dados

  • Dados de 1000 contratos de empréstimo na Alemanha. Banco: credit do pacote CASdatasets.
require(CASdatasets)
data(credit)
names(credit)
##  [1] "checking_status"     "duration"            "credit_history"     
##  [4] "purpose"             "credit_amount"       "savings"            
##  [7] "employment"          "installment_rate"    "personal_status"    
## [10] "other_parties"       "residence_since"     "property_magnitude" 
## [13] "age"                 "other_payment_plans" "housing"            
## [16] "existing_credits"    "job"                 "num_dependents"     
## [19] "telephone"           "foreign_worker"      "class"

Banco de Dados

  • Clientes interessados em pegar um empréstimo poderão ser analisados de acordo com 20 variáveis:

checking_status: saldo da conta corrente (categórica: negativo, 0-200, >200, não tem/desconhecido)

duration: duração do empréstimo (numérica)

credit_history: histórico em empréstimos (categórica: já atrasou pagamento, conta crítica, nunca pegou/pagou corretamente, pagamentos em dia, empréstimo pago)

purpose: motivo do empréstimo (categórica: carro novo, carro usado, mobília/equipamento, rádio/TV, eletrodomésticos, reforma, educação, férias, treinamento, negócios, outros)

Banco de Dados

credit_amount: valor do empréstimo (numérica)

savings: saldo da poupança (categórica: <100, 100-500, 500-1000, >1000, não tem/desconhecido)

employment: empregado há quanto tempo (categórica: desempregado, menos de 1 ano, 1-4 anos, 4-7 anos, mais de 7 anos)

installment_rate: porcentagem da prestação em relação ao salário (categórica: >35, 25-35, 20-25, <20)

personal_status: estado civil e sexo (categórica: masc. e divorciado, fem. e divorciada ou casada, masc. solteiro, masc. casado ou viúvo, fem. solteira)

Banco de Dados

other_parties: outros devedores ou garantidores (categórica: nenhum, co-requerente, garantidor)

residence_since: tempo em que mora na atual residência (categórica: <1 ano, 1-4 anos, 4-7 anos, >7 anos)

property_magnitude: patrimônio (categórica: casa própria, previdência privada/seguro de vida, carro ou outros, não tem/desconhecido)

age: idade (numérica: em anos)

other_payment_plans: outros empréstimos (categórica: em outro banco, em lojas, nenhum)

Banco de Dados

housing: moradia (categórica: aluguel, casa própria, mora de “favor”)

existing_credits: número de empréstimos nesse banco incluindo este (categórica: 1, 2-3, 4-5, 6+)

job: tipo de emprego (categórica: desempregado/sem qualificação sem residência permanente, sem qualificação com residência permanente, qualificado/funcionário, autônomo/gerente)

num_dependents: número de dependentes (categórica: 0-2, 3+)

telephone: tem conta de telefone no seu nome (categórica: sim ou não)

foreign_worker: é estrangeiro (categórica: sim ou não) - seguindo o livro, não vamos incluir essa variável na nossa análise.

Banco de Dados

  • Variável resposta class: indicadora se bom (0) ou mau (1) cliente.
table(credit$class)
## 
##   0   1 
## 700 300

Banco de Dados

  • Salve sua versão do script da aula de hoje, vamos editar o código durante a aula.

Exercício:

  1. Carregue o banco de dados e execute os comandos até aqui.

  2. Verifique o tipo (categórica ou numérica) de cada variável.

Análise Decritiva

Análise Descritiva - Correlação

  • A maioria das variáveis é categórica.

  • Uma maneira de medir a correlação entre variáveis categóricas é a estatística V de Cramer:

\[V = \sqrt{\frac{\chi^2}{n(k-1)}} \]

onde \(\chi^2=\sum _{i,j}{\frac {\left(n_{ij}-{\frac {n_{i.}n_{.j}}{n}}\right)^2}{\frac {n_{i.}n_{.j}}{n}}}\) é a estatística de Pearson para teste de independência, \(n\) é o número de observações e \(k\) é menor número de categorias entre as duas variáveis.

  • O p-valor é o mesmo calculado para o teste \(\chi^2\) de Pearson.

Análise Descritiva - Correlação

  • Queremos analisar a correlação entre as covariáveis do banco e a variável resposta class (se é bom cliente ou não).

Análise Descritiva - Correlação

  • Vamos discretizar as covariáveis duration, credit_amount e age para calcular a mesma correlação para todas as covariáveis.
## discretizando as covariáveis contínuas
credit.f = credit
credit.f$age = cut(credit.f$age,c(0,25,Inf))
credit.f$credit_amount = cut(credit.f$credit_amount,c(0,4000,Inf))
credit.f$duration = cut(credit.f$duration,c(0,15,36,Inf))

Análise Descritiva - Correlação

Exercício:

  1. Verifique a distribuição das variáveis duration, credit_amount e age no banco original.

  2. Você acha que os intervalos escolhidos para a discretização estão bons?

Análise Descritiva - Correlação

  • Agora vamos calcular a estatística V de Cramer entre a variável resposta e todas as covariáveis.

  • Primeiro, vamos criar uma função para calcular a estatística V de Cramer entre cada covariável e class:

## Estatística V de Cramer
cramer = function(i)
  sqrt(chisq.test(table(credit.f[,i],credit.f$class))$statistic/(length(credit.f[,i])))

## p-valor
pv = function(i) chisq.test(table(credit.f[,i],credit.f$class))$p.value

Análise Descritiva - Correlação

## Calculando V de Cramer para todas as covariáveis
k = ncol(credit.f)-1
CRAMER = data.frame( variable=names(credit)[1:k],
                     cramerv = Vectorize(cramer)(1:k),
                     p.value = Vectorize(pv)(1:k) )
vCRAMER = CRAMER[order(CRAMER[,2], decreasing=TRUE),]

Exercício:

  1. Veja o que é o objeto CRAMER e o objeto vCRAMER.

  2. O que aconteceu com a 3ª coluna desse objeto depois de ordenar?

Análise Descritiva - Correlação

  • Vamos plotar os níveis de correlação com a variável resposta:

Análise Descritiva - Distribuição de X dado Y

  • No caso de covariável contínua (e variável resposta discreta), podemos comparar a distribuição condicional de X dado Y:
## comparando a distribuição de idade e duração vs classificação do cliente
aggregate(credit[,c("age","duration")], by=list(class=credit$class), mean)
##   class      age duration
## 1     0 36.22429 19.20714
## 2     1 33.96333 24.86000

Análise Descritiva - Distribuição de X dado Y

Exercício:

  1. Qual outra maneira poderíamos comparar as distribuições das variáveis contínuas para as diferentes classificações de clientes?

Análise Descritiva - Distribuição de Y dado X

  • Também podemos visualizar a probabilidade de \(Y=1\) para algum valor \(x\) de X, ou para alguma divisão da variável \(X\):
## classificação de clientes por faixa etária
Q = quantile(credit$age,seq(0,1,by=.1))
Q[1] = Q[1]-1
cut.age = cut(credit$age,Q)
prop = prop.table(table(cut.age,credit$class),1)

Análise Descritiva - Distribuição de Y dado X

Exercício:

  1. Verifique o que cada linha do código do slide anterior está fazendo.

  2. O que está armazenado no objeto prop?

Análise Descritiva - Distribuição de Y dado X

  • Classificação de clientes bons por faixa etária:

Classificação

Ferramentas para classificação

  • A variável de interesse \(Y\) é uma variável binária assumindo 0 ou 1.

  • O nosso objetivo é usar variáveis explicativas \(\boldsymbol X\) para fazer predição de \(Y\), baseado em uma função contínua de classificação \(S(\boldsymbol X) \in [0,1]\).

  • A predição então será:

\[\hat{Y} = \begin{cases} 1 & \mbox{ se } S(\boldsymbol X) \geq s \\ 0 & \mbox{ se } S(\boldsymbol X) < s \end{cases} \]

para algum limite \(s \in (0,1)\).

  • Depois, podemos comparar os valores verdadeiros com os estimados (teoria de decisão), e medir os erros cometidos.

Ferramentas para classificação

  • O limite \(s\) será escolhido para minimizar os erros do tipo I e tipo II.

Ferramentas para classificação

  • Uma ferramente tradicional para verificar modelos de classificação é a curva ROC:

    • gráfico da taxa de verdadeiros positivos (sensibilidade) versus a taxa de falsos positivos (1-especificidade) para diferentes valores de \(s\).

  • Seção 4.1.3: Exemplo de modelo probit, curva ROC e como avaliar os classificadores.