Considerando a eficácia da vacinação na diminuição significativa da taxa de letalidade da COVID-19, e a retomada de grande parte das atividades cotidianas, temos observado uma diminuição no interesse geral da população no acompanhamento de previsões diárias referentes aos números da doença.
Por esse motivo, e dado o envolvimento dos pesquisadores da equipe em outros projetos, decidimos encerrar as atualizações de previsões no aplicativo CovidLP a partir de julho/2022. Ficamos muito satisfeitos com todos os produtos resultantes dessa excelente parceria entre alunos e professores, e seguros de que cumprimos nosso papel como cientistas nos últimos dois anos.
A partir de hoje, está disponível no aplicativo mais uma aba com uma nova funcionalidade para acompanhar a Evolução das Previsões de Longo Prazo feitas pela nossa equipe ao longo da pandemia.
Para visualizar a animação, basta selecionar a data de início desejada e clicar no botão de "play". É possível pausar a animação a qualquer momento, bem como utilizar a barra para selecionar uma data específica.
Os gráficos mostram as previsões que foram publicadas semanalmente pelo nosso aplicativo, desde o início de 2021 até a previsão mais recente. As barras verticais vermelha e verde indicam os intervalos de credibilidade estimados para o pico e fim de 99% dos casos, respectivamente. As estimativas pontuais para as datas de pico, fim de 99% dos casos, e também para o número total de casos ou mortes, estão destacadas na legenda no canto superior esquerdo dos gráficos.
Devido à interrupção de atualizações dos dados de COVID do Ministério da Saúde desde meados de dezembro de 2021, a visualização de dados e a obtenção de novas previsões para o Brasil e estados no nosso aplicativo estão suspensas.
Como essa interrupção é na fonte oficial de dados do governo, outras organizações responsáveis por compilação de dados também estão com novas atualizações comprometidas. Por esse motivo, a equipe do CovidLP está aguardando a normalização dos sistemas oficiais para retomar as previsões o mais breve possível.
Devido a uma modificação no formato de divulgação dos dados oficiais pelo Ministério da Saúde do Brasil e estados, teremos que suspender as atualizações de previsão temporariamente até que o acesso aos dados completos se normalize.
Essa modificação afetou também a exposição das séries de dados observados nos gráficos da primeira aba do nosso aplicativo, que por enquanto está defasada. Assim que esses problemas forem corrigidos, todos os gráficos serão atualizados.